sábado, 12 de novembro de 2011

Crônica : " Uma mãe no divã"...




"Mas alguma coisa tinha morrido em mim. E, como nas histórias que eu havia lido sobre fadas que encantavam e desencantavam pessoas, eu fora desencantada; não era mais uma rosa, era de novo uma simples menina. Desci até a rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço pensativo de labios encarnados. Na minha fome de sentir êxtase, às vezes começava a ficar alegre, mas com remorso lembrava-me do estado grave de minha mãe e de novo eu morria.
"Só horas depois veio a salvação. E se depressa agarrei-me a ela é porque tanto precisava me salvar".
Clarice Lispector




Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente idéia,ou nós saimos deles  mais meninas do que mulheres, ou...
Ou hoje em dia teremos todos que entender que a vida é feita de leituras e releituras de nós mesmos.
 Afinal nossas mães nos contaram sempre sobre príncipes,fadas,carruagens,finais felizes que queira ou não vivemos na expectativa do sempre sonhado : "The End".
Mas hoje me peguei  repensando em todos os contos de fada que assisti com minha filha,ou contava a ela nos livros até ela pegar no sono,ou eu que às vezes pegava no sono primeiro...o que eles refletem em nós???
Sempre vai existir a menina que cresceu e virou mulher e deseja amar, ser amada, vencer as dificuldades e depois ter o final feliz que tanto nos fizeram acreditar.
Mas hoje...pensei em cada conto de fadas e o papel das mães dentro deles e acabei me assustando com o que me lembrei....
Pobres mães onde estavam , que nunca ajudavam as filhas?
Na maioria dos contos as pobrezinhas só tem madrastas,fadas e principes para salva-las mas, nunca uma mãe.
Bem, Chapéuzinho Vermelho tinha uma mãe... porém, malvada que lhe mandou levar doces para a vovó em um floresta que ela sabia haver um lobo-mau.
Meu Deus,que mãe cruel !!
Se bem que, me lembro dela ter desobedecido a mãe e ter pego outro caminho indicado pelo lobo...isso que dá não ouvir a mãe!!!
Embora ninguém pare para se perguntar isso,ao se lembrar da história e sim que, ainda bem que no final apareceu a figura masculina de um caçador que salvou Chapéuzinho Vermelho de todos os males.
Viram?!!Não foi a mãe que a salvou!!
Outra coitada foi a Branca de Neve,sua beleza era cobiçada por uma madrasta...quem mandou o pai se casar de novo, aqui então o papel da bruxa é literalmente a da má ...drasta que embora tenha lhe dado uma maça envenenada, no final o príncipe a salvou da morte eterna com um beijo ardente,quebrando o feitiço.
Ah, sim , os príncipes sempre salvam as donzelas indefesas,as acham lindas e como todo namorado vivem as cumplicidades do amor eterno.
Saindo um pouco das princesas vamos lembrar do Patinho Feio...
Ah, meu Deus que mãe que troca um ovo,não reconhece o filho e faz o coitado sofrer amargamente em sua auto-estima,as rejeições da vida.
Realmente uma mãe assim ninguém merece!!
Ainda bem que ele vira um cisne e passa por cima do sofrimento emocional da infância onde fôra rejeitado, se fosse nos dias atuais poderíamos dizer que ele até sofreu "bullying", já que todos os animais riam dele!!!
Estou ficando com medo de já ter lido todas esses contos aos meus filhos, eu, uma mãe...que exemplo!!
Ai então fui me lembrando de outras histórias e foi ai que fui mesmo ao fundo do poço em meu papel materno.
Cinderela também não tinha mãe e tinha que trabalhar feito louca para satisfazer duas "meio-irmãs" e uma: má..drasta!!
Lá vamos nós de novo, lembrar que o "príncipe " a amou assim que a viu...tipíco amor a primeira vista ,entre vais e vens da vida,entre sapatinhos de cristal, tiveram um final feliz!!
E Rapunzel então...presa numa torre pelos seus pais!!!
Ah, acho que realmente a família nos contos de fadas nunca foram bem vistas.
Se bem que,ela só ficou presa na torre a espera de seu príncipe porque foi a  saída de seus pais para acabar com o feitiço da bruxa.
Mas ai parei e me lembrei: a bruxa só pôs esse feitiço na menina, porque a sua mãe quando estava grávida quis comer um suculento fruto de seu jardim.
Não podia ter ficado sem ter desejo essa mãe mas, não...fez o marido ir buscar o fruto e com isso a pobre filha quando nasceu foi entregue a bruxa.
Não falei...estou pensando seriamente em nunca mais contar contos de fadas aos meus "futuros " netos, quem sabe lá as mães sejam no inconsciente mais bem vistas,e assim não tenhamos essa imagem de que só os príncipes salvam.
É , acho que estou começando a entender o porque do divã depois dos 40...apesar dos pesares, hoje refazendo toda essa leitura quero me rever e ler um pouco Cazuza: "Só as mães são felizes"...
Não, não, melhor não,chega de literatura por hoje,vou me deitar sem ler nada!!!!




Adri Lima

A canção escolhida



Queria te dar todas as canções que ouço
e sei que dizem de nós
queria voar em espaços ao longe
e sei que não estou a sós
são sensações amorosas
dessas que moram
em segredos
para que teus olhos vejam
o brilho da estrela que vejo
para que tua pele
sinta o arrepio da emoção
ao ver a tarde que cai
para que sejamos um só
em desejos
Mudam as estações
as paisagens e as paixões
e em minha vida
não muda o que
plantei em meu jardim
e mesmo sem o verso
sei que o inverso
não acabaria assim
talvez te canses de
ouvir as músicas
as palavras ou de mim
Talvez já viajes a
outra dimensão
mas eu não
e enquanto escrevo
fecho os olhos
abro a alma desenfreada
sou levada pelos sinais
dos astros,do silêncio
da nostalgia em que sozinha
consigo ouvir além da canção
as batidas do meu coração
que pulsa em tom de saudade
de quando estávamos a sós

 
 
Adriane  Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...