segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Crônica : Felicidade...essa incompreendida


Vou pôr um anúncio em negrito:
precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente
porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria e precisa reparti-la.
Paga-se extraordinariamente bem:
minuto por minuto paga-se com a própria alegria."

Clarice Lispector


Outro dia me perguntaram:Qual seria a maior felicidade?
Eu confesso que levei um tempo para responder o que me faz feliz.
Acho que aquele que responde logo de cara :dinheiro,saúde,sexo,amor, estará equivocado,porque penso que a melhor coisa do mundo depende da vontade,das circunstâncias,da idade e do que a pessoa precisa para ser feliz no momento.
Tudo nessa vida é relativo,sabemos disso diante de tudo que vamos vivendo através dos tempos.
Quando somos jovens claro que a melhor coisa do mundo é sair, se divertir,ter alguém para amar,ter amigos enfim,ter vida e liberdade.
A ousadia é para os jovens uma forma de felicidade, quem nunca foi rebelde que atire a primeira pedra, ou então não sabe mesmo o que é ser diferente, buscar a transgressão mas, de uma forma sadia,deixo aqui bem claro, sem se ferir e nem ferir ninguém, apenas sentir-se livre.
Não é a toa que movimentos como os famosos festivais de  Woodstok, no Brasil o de Yacanga e atualmente o Swu, fazem os jovens acharem que serão os melhores dias de suas vidas.
O velho e bom "Sex,Drug's and Rock'n roll..."
Mas tem  épocas que a gente não quer nada para ser feliz, basta a paz, o silêncio e sossego, podem nos oferecer uma viagem ao Pacífico Sul que ela não será nada perto do sossego de nossa casa.
Mas dai dois dias liga o cara que você sonha em sair com ele há meses e te convida para ir para uma pousada,sem nenhuma estrela apenas as que voces verão quando estiverem juntos e com certeza estará ai a melhor coisa do mundo.
Ah, o amor!!!O fogo da paixão, da espera,o gosto da novidade,isso com certeza faz qualquer um feliz.
Ninguém precisa muito para ser feliz.
E acredito até que não só as aparências enganam como também as pessoas se enganam!!!
Claro que ter dinheiro é bom,mas será que é a melhor coisa do mundo?Quem tem muito às vezes se torna chato,se torna escravo dele,nem de casa pode sair,não pode ir beber no bar que abriu e está super badalado porque o medo de um sequestro é maior que a felicidade e liberdade de fazer escolhas...e ai...cadê a felicidade,a liberdade que o dinheiro não compra.
Mas, hoje estamos vivendo momentos "vitrines"...
O mundo das redes sociais deixou a maioria das pessoas expostas, elas falam da tristeza e da felicidade como quem fala bom dia...
Acordo, abro meu facebook e vejo inúmeros posts falando de felicidade,tristeza,saudade e o mais engraçado são que a maioria cita Caio F. de Abreu,Clarice Lispector,Tati Bernardi....
Digo engraçado porque Caio F. quando vivo nunca fez sucesso,sempre foi um poeta  "maldito"...Clarice também nunca fez o sucesso merecido e só agora nas redes sociais é tão citada,tão amada,mas pena que fora de contextos,garanto que quem adora as frases ali colocadas nunca realmente leu um romance inteiro dela.
Posso até estar sendo crítica demais mas, acho que a maioria vai por impulso,por estar na "moda" citar esses autores e também por terem descoberto tardiamente que eles são totalmente atuais e virtuais ao mesmo tempo!!!!
Tati Bernardi então...revela a "bipolaridade dos sentimentos,um dia se está a mil,na euforia,vivendo um louco amor,no outro ja está na depressão,sofrendo na mais amarga dor da separação...
E o mundo virtual tem se mostrado assim,as pessoas amam,desamam,sofrem,se alegram numa rapidez de polaridades mesmo.
Seriam as marcas dos tempos modernos???
Sim, a melhor coisa do mundo é ser feliz...mas viver a tua felicicdade ,que nem sempre será igual a do vizinho,a do cara da esquina.
 E no mundo virtual isso parece não combinar, vejo que ao colocar uma frase da Clarice por exemplo;densa,triste falando de sua inexplicável sensação de não permanência que ela tanto gostava de falar,logo vem ali perguntas se estou bem,se está acontecendo alguma coisa e assim por diante.
Sim...estamos na vitrine!!!!
Expostos a todos os tipos de julgamento,por pessoas que nunca nos viram no mundo real,nunca souberam de nossas lutas,nossas histórias,mas através das frases que colocamos, das músicas que ouvimos ,acham que já são os amigos de infância ,só se for de infância virtual.
E ás vezes acho mesmo que criei umas "empatias virtuais..." tem pessoas que já não gosto logo de cara,por uma simples frase,um jeito irônico de tratar alguém que eu goste.
Outros já me ligo,visito sua página,leio tudo que ele coloca e curto seus gostos e vejo que temos muitas coisas em comum!!!
Pode até ser que ele nem seja assim na vida real mas, ali na "vitrine" essa pessoa está vendendo bem o seu 'peixe'.
Sendo assim fiquei pensando o que me faria feliz hoje entre esse mundo real e virtual,com tantas informações,amigos que mal conheço e mal me conhecem,o mundo atrás dessa exposição toda.
Não...ninguém realmente sabe o que pode nos fazer feliz,essa é uma resposta que nenhum imediatismo conseguirá responder.
Em certas coisas não se deve mexer, e a tal felicidade realmente é uma delas.

Nós mulheres somos seres simples e para sermos felizes queremos apenas:tudo!!!!
 


 Adriane Lima

 

Perdi o Paraíso




Meus olhos perderam
o brilho o viço do
acreditar
meu triste olhar
insistiu em ficar
tateando os dias
buscando alegria
em meu cotidiano

Esperanças?
cairam por terra
loucas quimeras
doce acreditar

Uma tênue linha
separou a viagem
onde bebi o fel
das despedidas

Guardei nos olhos o mar
adormeci em lágrimas
sal a me despertar
ali houve um desterro
abriu espaços aos
pesadelos

E no peito um
respirar profundo
uma aceitação
do mundo
a me condicionar

Não há outra estrada
descerei ao meu
purgatório
real ou ilusório

Reside agora em mim
um céu que não
mais dividimos...

 




Adriane Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...